domingo, maio 28, 2006


ELIAS GOMES É HOMENAGEADO POR ÍNDIOS ATIKUM-UMÃ

Foi exibindo um colorido cocar e agitando um ruidoso maracá enquanto dançava o toré que o presidente estadual do PPS, Elias Gomes, agradeceu a recepção dos índios Atikum-umã, de Salgueiro, na última sexta-feira. A comunidade indígena festejava a conquista das instalações da sua Associação, na comunidade de Conceição das Crioulas, distante cerca de 50 km do centro da cidade, em plena caatinga.

“Vocês não estão sozinhos nas lutas por seus direitos. Sabemos das injustiças, que são muitas e estamos prontos para ajudar no que for possível. Mas é preciso muita união da parte de vocês”, destacou Elias Gomes, enquanto retribuía acenos e abraços de índios e índias.

Ele lembrou o exemplo dos gravetos que quando são agrupados em feixe tornam-se resistentes, para simbolizar a importância da união para a defesa dos direitos. Ressaltou, por outro lado, a necessidade de se conduzir as lutas dentro da legalidade. Os índios Atikum-umã travam disputa por terra com os quilombolas de Conceição das Crioulas.

“Muitos não nos consideram como povo, e por isso nos esquecem, somente se lembrando de nossa existência de quatro em quatro anos. Essa conquista mostra que merecemos atenção e que Elias Gomes confia em nós”, festejou o presidente da Associação Atikum-umã, Cícero Ângelo da Silva. “Precisamos ajudar Elias Gomes, em retribuição a seu apoio aos índios”, reforçou o representante indígena.

“A construção do prédio da associação foi muito importante, até mesmo para trabalharmos a união da comunidade. Agora temos um local para encontro. É só convocar e todos já saberão para onde ir”, disse o cacique Jovaci José dos Santos. A comunidade Atikum-umã é formada por 23 aldeias espalhadas pela caatinga de Salgueiro e Carnaubeira da Penha.

Elias Gomes estabeceu os primeiros contatos com os índios Atikum-umã ainda em 2005, quando passou a mediar o conflito com os quilombolas, enquanto secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?