sexta-feira, janeiro 13, 2006

Moradores do Distrito de Jussaral recebem Mutirão da Cidadania

Os moradores do Distrito de Jussaral no Cabo de Santo Agostinho participam neste domingo do Mutirão da Cidadania, programa itinerante que oferece a emissão gratuita de documentos à população carente. O mutirão será instalado na Sede da ADJAC e vai funcionar das 8h às 12h. No local, é possível tirar 1ª e 2ª vias da certidão de nascimento; carteira de identidade; carteira de trabalho, carteira de livre acesso para idosos e fotos 3x4. A população também será beneficiada com atendimento jurídico.

O que levar - Para adquirir a carteira de trabalho, o morador (a partir de 16 anos) deve apresentar registro de nascimento ou certidão de casamento (original ou cópia). Para tirar a carteira de idoso é necessária a carteira de identidade ou de trabalho - este documento é destinado a pessoas com mais de 65 anos, para transporte intermunicipal. A certidão de nascimento é fornecida com a apresentação da declaração da maternidade.

Em 2005 o programa atendeu de mais de 90 mil pessoas e já montou acampamento em mais de 60 cidades, desde o Sertão até a Zona da Mata, passando pelo agreste e Região Metropolitana do Recife. Uma equipe altamente capacitada composta por 65 pessoas já chegou a atender os quatro cantos do Estado. Segundo dados da Gerência de Promoção dos Direitos Humanos, desde janeiro foram emitidos 7.251 Certidões de Nascimento, 15.638 Carteiras de Identidade, 7.997 Carteiras Profissionais, 728 Carteiras do Idoso, 1.538 CPF’s e foram tiradas 36.361 fotos, sem nenhum custo para a população. Um investimento que não para por ai. Mais de 1.300 pessoas já foram atendidas em orientação jurídica, no qual advogados e defensores públicos ajudaram a população sobre como procederem junto à justiça em seus processos. A expectativa da gerência é que 2006 mais 20 mil pessoas sejam atendidas nos diversos municípios do Estado.

Contando com parcerias sólidas de instituições comprometidas com a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, o Mutirão da Cidadania abraça órgãos como: Instituto Tavares Buril, Defensoria Pública, Procon, Delegacia Regional do Trabalho, igrejas, universidades, associações de moradores, prefeituras municipais e sem esquecer da sociedade, peça fundamental da engrenagem dessa grande empreitada.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?