segunda-feira, novembro 07, 2005

Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes recebe ações da Secretaria de Justiça e direitos Humanos

Por ser o município que registra a maior incidência de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes da região, Araripina, no Sertão do Araripe, será o primeiro a receber as ações da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos voltadas ao combate do problema. Nesta terça-feira (08.11) o secretário executivo de Direitos Humanos, Cláudio Carraly, acertará com o prefeito Valdeir Batista a instalação do Mutirão da Cidadania, programa que leva documentação civil básica às populações carentes.

Entre os documentos oferecidos pelo programa estão a certidão de nascimento e a carteira de identidade. “São documentos básicos à existência formal. Sem eles, as crianças e adolescentes ficam alijadas de programas assistenciais dos governos federal, estadual e municipal, a exemplo do Peti”, explica o secretário executivo de Direitos Humanos.

Ele também vai implantar o programa Sipia – Sistema Integrado de Proteção à Infância e à Adolescência - junto ao Conselho Tutelar do município. Os Conselhos de Direitos são considerados essenciais para o enfrentamento dos problemas que atingem crianças e adolescentes. O encontro com o prefeito Valdeir Batista está programado para as 10h, na sede da prefeitura.

O Mutirão da Cidadania deverá funcionar durante pelo menos dois dias, em Araripina. A instalação do programa foi definida no dia 19 de outubro pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Elias Gomes, quando do lançamento da campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, em Trindade (Sertão do Araripe), pelo governador Jarbas Vasconcelos.

A campanha prevê ações integradas das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Educação, Defesa Social, Justiça e Direitos Humanos, entre outras. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Elias Gomes, acredita no êxito da campanha. Explica que é a primeira vez que o Estado realiza ação integrada para enfrentar esse grave problema e diz que também as autoridades municipais, judiciárias, policiais e a sociedade civil se engajaram à luta.

Segundo Elias Gomes, é visível a sensibilização verificada no contato com esses diversos segmentos nos municípios por ele visitados, a exemplo de Moreilândia, Granito e Trindade. O Sertão do Araripe é formado ainda pelos municípios de Araripina, Bodocó, Ouricuri, Ipubi, Exu, Santa Cruz e Santa Filomena. Os dez municípios serão priorizados na programação do Mutirão da Cidadania, que atenderá a todos até a primeira quinzena de dezembro.

Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Elias Gomes, a participação do governador Jarbas Vasconcelos no lançamento da campanha é a demonstração clara de que o Estado está empenhado no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.










<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?