segunda-feira, novembro 07, 2005


Elias Gomes intermedia negociação entre índios e quilombolas

Índios da tribo atikum-umã receberam - com o ritual da dança do toré - o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Elias Gomes, que está mediando negociação por terras entre índios e quilombolas de Conceição das Crioulas, em Salgueiro, no Sertão Central. “O toré para nós também significa energia, força, esperança”, disse o pajé Jaime Bezerra Sobrinho, confiante em que possa haver negociação.

Eles se reuniram em frente à capela localizada no centro do distrito de Conceição das Crioulas. “Vamos lutar pela terra, mas sem armas e sem ódio”, disse o presidente da Associação da Comunidade Indígena Atikum-Umã, Cícero Ângelo da Silva. “Somos casca do mesmo pau”, completou o líder atikum.

Ao falar para as centenas de índios, o secretário Elias Gomes disse que vai ouvir também os quilombolas. Animado com a disposição de dialogar manifestada pelas duas partes, lembrou que trata-se de uma disputa entre irmãos e que, no momento em que eles se dividem, a comunidade sai perdendo porque ambas as etnias ficam enfraquecidas.

“Vamos iniciar o diálogo a partir das convergências e já sabemos que elas existem, como a busca de uma vida melhor para todos, índios e quilombolas”, ponderou Elias Gomes. Ele destacou que as negociações serão intensificadas pelos técnicos do Núcleo de Mediação de Conflitos, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. A disputa envolve 16,9 mil hectares de terra.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?